Ferramentas essenciais para um blogueiro

É essencial criar um perfil do blog

Postado por Fabricio em 23 de novembro de 2016
Esse post tem como objetivo de apresentar para os novatos no mundo de blogs, as ferramentas gratuitas da web, que são essenciais para gerenciar não só o conteúdo do blog, mas também como melhorar a visibilidade dele na web.

Redes sociais: De começo, é essencial criar um perfil do blog para uma ou mais redes sociais, pois será por elas que você publicará novos post, conhecerá novos amigos e formará um grupo de leitores para o seu blog. No meu caso tenho 3 redes sociais para cada blog, porém caso não queira administrar tantas redes sociais, faça uma breve pesquisa sobre em qual das redes sociais você teria mais popularidade, ou seja, qual é o seu público alvo e em qual rede social eles mais frequentam. As redes sociais do momento pelo qual recomendo fazer um perfil é Twitter, Facebook, Google+ ou Pinterest.
Analytics: Ter uma ferramenta analytics integrada ao seu blog é necessário para você analisar de onde vem os seus leitores, quais posts eles mais gostam do seu blog, além de outras informações relevantes para se tomar uma decisão precisa na hora de publicar algo nas redes sociais ou até mesmo promover eventos para divulgação do próprio blog. Atualmente para usuários de qualquer plataforma de blog o Google Analytics é a melhor ferramenta gratuita com muitos recursos para gerenciar diversos sites ou blogs.
Gerenciador de RSS: Para quem precisa gerenciar conteúdo via protocolo RSS ou Atom, o Google FeedBurner é uma ótima idéia, ele permite gerenciar e monitorar todo trafego desse protocolo, gerando gráficos sobre quantos usuários assinam o seu RSS, permitindo customizar o conteúdo a ser publicado, incluir anúncios no Google Adsense e muito mais.
Twitterfeed: Perfeito para automatizar posts no Twitter, Facebook ou LinkedIn baseado no conteúdo atualizado do RSS do seu blog. É simples e eficaz, basta cadastrar seu RSS e registrar em quais redes sociais irá publicar os novos posts, que será automaticamente publicado em uma de suas redes sociais compatíveis. Conheça a ferramenta: http://twitterfeed.com
Twuffer: Ferramenta muito útil para agendar e automatizar tweets. Para usá-lo é simples: basta logar com uma conta do Twitter, escrever um tweet e agendá-lo para sua publicação ocorrer em uma determinada data desejada. Para melhores detalhes visite sua página inicial aqui.
Propaganda no blog: O Google Adsense e Boo-box são boas ferramentas para publicação e monetização de anúncios para blogs. É uma ótima ferramenta para quem deseja ganhar dinheiro através de clicks em banners que você adicionou em seu blog ou site.
Se você é novato no mundo dos blogs, recomendo que leia esse post que contém dicas para iniciantes: Dicas para abrir um blog

Se conhecer outras ferramentas que não citei aqui, comentem abaixo pessoal, até a próxima!

* Seu e-mail não será publicado.